As empresas estão percebendo que anualmente o aumento da tarifa da energia elétrica tem ficado acima da inflação. Os valores gastos com a conta de luz estão pesando no orçamento de empresários dos ramos de serviços e comércio. Uma alternativa inteligente neste caso é o uso da energia solar, com essa fonte de energia é possível que uma empresa economize de 80% a 90% de acordo com informações do presidente da Absolar – Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica. Além disso, o investimento na energia solar é recuperado entre três e sete anos.
A conta de energia elétrica que antes representava um dos custos mais altos de estabelecimentos comerciais e para prestadores de serviços, agora pode ser reduzido ao investir no uso da energia solar. Essa energia que vem do sol é captada através de painel solar instalados em solo ou telhados de casas, estabelecimentos comerciais, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos. O Estado do País que lidera, atualmente, a potência de energia solar é Minas Gerais, com 22,9% da potência instalada.
Para os comerciantes e prestadores de serviço, instalar sistemas de energia solar é uma alternativa valiosa de redução de custos e melhoria de lucros! O presidente da Absolar relata que o setor de comércio e serviços considera a energia elétrica como o segundo ou terceiro maior gasto operacional. Utilizando a energia solar fotovoltaica o custo é reduzido, trazendo maior independência energética.
No final do ano passado, a potência de energia solar instalada no setor comércio e prestação de serviços, era de 72MW, atualmente já atingiu 132MW. Segundo a Absolar este crescimento é realmente significativo. Em 2016 a potência instalada no segmento era de apenas 24MW, o índice de aumento de 450% em dois anos impressiona!
Os setores de serviços e comércio agora estão na liderança do uso da energia solar fotovoltaica, com 44% da potência instalada no país, seguidos por consumidores residenciais (38%), indústrias (8,4%), consumidores rurais (5,6%) e poder público (3,5%). O investimento pode ser feito através de linhas de financiamento direcionadas para a instalação de sistemas solares.
Este investimento colabora diretamente para a preservação e melhora da qualidade do meio ambiente, o que acaba contando na hora da compra e contratação de serviços por clientes. O presidente da Absolar diz que a energia solar soma aos empresários o valor do posicionamento de sua marca junto ao consumidor, mostrando sua preocupação com a sustentabilidade. Os consumidores começaram a ter mais consciência ecológica e valorizam práticas sustentáveis, compram com empresas que são comprometidas com causas ambientais.
Fonte: PORTALSOLAR