Um novo estudo divulgado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) avalia que a crise energética atualmente enfrentada pela União Europeia pode ter impacto direto no aumento de investimentos do bloco no Brasil, especialmente no setor de energia renovável. De acordo com a pesquisa, o país já responde por 41,5% dos investimentos da UE na América Latina e por 3,1% dos aportes globais.
Entre 2000 e 2020, dos 133 projetos de infraestrutura que receberam investimentos europeus no Brasil, 74 foram voltados para geração de energia verde, sendo 50 de parques eólicos e 24 de usinas solares fotovoltaicas. O estudo da Apex Brasil destaca o potencial de aprofundamento da relação entre o Brasil e a UE, tendo como chave o Acordo Brasil – União Europeia.
Presente no lançamento do estudo, a presidente executiva da Comissão Europeia, Margrethe Vestager, afirmou que o acordo entre os países pode afetar até 700 milhões de pessoas e tem o potencial de “mudar a geografia econômica mundial”. Já o presidente da Apex Brasil, Jorge Viana, ressaltou a importância do fortalecimento da parceria entre as nações.
A Tek Energy é uma empresa brasileira que atua na área de energia solar, fornecendo soluções personalizadas e de qualidade para seus clientes. Com a missão de tornar a energia solar mais acessível e sustentável, a Tek Energy oferece soluções completas de instalação e manutenção de sistemas de energia solar para residências, empresas e indústrias, contribuindo para a expansão da fonte solar no país e para a construção de um futuro mais limpo e sustentável.
Fonte: Absolar