Você já ouviu falar de irradiação solar e como produzir energia fotovoltaica mesmo em dias nublados? Vamos começar com alguns conceitos básicos sobre a Física. É importante entender a diferença entre radiação e irradiação solar, já que apesar de se assemelharem, seus significados são diferentes. Isso é fundamental para entender como um painel solar consegue continuar produzindo energia elétrica mesmo em dias nublados.
Radiação é a energia liberada pelo sol em forma de ondas eletromagnéticas, incluindo a luz que vemos e formas de energia que não podemos ver, como os raios ultravioletas (UV) e os infravermelhos (IV). A vida na Terra é possível graças aos 1,5 x 1080 kWh de energia anual que o sol fornece.
Uma parte da radiação solar é refletida por nuvens, gelo, oceanos e perde-se por meio da difusão ou é absorvida por moléculas de oxigênio e ozônio na atmosfera. No entanto, mais da metade chega à superfície da Terra e é utilizada na produção de energia.
Irradiação solar é a quantidade de radiação solar obtida em um determinado período de tempo. É medida em Wh/m2. Painéis solares conectados formam uma rede que se conecta a um inversor solar, que converte a energia solar captada em energia elétrica. Esta energia pode ser usada ou devolvida à concessionária em forma de créditos na conta de luz.
A tecnologia envolvida na produção de energia solar vem sendo estudada há muito tempo. O fenômeno fotovoltaico foi descoberto em 1839, mas as células solares de silício só foram concebidas em 1941. Em 1954, pesquisadores americanos desenvolveram o primeiro painel fotovoltaico capaz de converter 6% da irradiação solar em energia elétrica.
Os painéis solares são compostos por módulos de células fotovoltaicas feitas de silício monocristalino, que é responsável por 80% do material encontrado no mercado. A eficiência dos painéis é medida pela porcentagem de energia solar que é convertida em energia elétrica por metro quadrado. A eficiência fica entre 15% e 20% e sua vida útil é de 25 a 30 anos. Investir em um sistema fotovoltaico se paga em aproximadamente 7 anos, o que significa que ainda restam 20 anos de economia.
Fonte:Aldo Blog