Em junho a energia solar e eólica foram responsáveis ​​por mais de 80 % da energia adicionada à nossa matriz energética.

Você está visualizando atualmente Em junho a energia solar e eólica foram responsáveis ​​por mais de 80 % da energia adicionada à nossa matriz energética.
  • Tempo de leitura:6 minutos de leitura

Em junho, as fontes solar e eólica representavam mais de 80% do total de energia elétrica adicionada à nossa matriz energética. Esse aumento é de 165,6 MW, dos quais 82,85% (137,2 MW) são provenientes dessas fontes renováveis, segundo cálculos divulgados recentemente pela ANEEL.

Portanto, a quantidade total de eletricidade adicionada em junho a partir de fontes de energia solar e eólica foi uma surpresa. Mais da metade, ou 52,9%, veio de parques eólicos, com 87,6 MW. Os 49,6 MW restantes vieram de fontes de energia solar, um aumento de 30%, e 28,4 MW vieram de usinas termelétricas, ou 17,1%.

Fontes de energia solar e eólica: expansão total no primeiro semestre

A expansão total das fontes de energia solar e eólica no primeiro semestre de 2022 é de 2.328 MW, resultando em novos projetos em 13 estados de 4 regiões do país. Como resultado, verificou-se que os estados que mais aumentaram foram: Rio Grande do Sul (521,1 MW), Bahia (491,8 MW) e Paraná (311,9 MW).

Além desses dados, a ANEEL divulgou informações sobre a quantidade total de energia elétrica instalada no Brasil no primeiro semestre de 2022. São 183.593,3 MW de energia elétrica e destes, 83,14% das usinas envolvidas são fontes sustentáveis.

Como tal, as fontes de energia solar e eólica são incluídas nesta lista, uma vez que apresentam baixíssima emissão de gases do efeito estufa.

Usinas fotovoltaicas

Ainda segundo dados divulgados pela ANEEL, atualmente, a matriz energética total do Brasil de 2,87% refere-se à energia solar. Cabe destacar que em janeiro deste ano, a taxa era inferior a 2,4%. De acordo com a previsão do governo federal, até 2031, a energia solar representará cerca de 17% da matriz elétrica brasileira.
A razão pela qual estamos expandindo rapidamente a energia solar é o grande número de projetos premiados aguardando aprovação para implementação.
Assim, no total, mais de 80% do total de projetos com usinas solares ainda não foram iniciados. E, no quadro geral, as fontes de energia solar e eólica já estão entre as fontes renováveis ​​mais promissoras.

Fontes solar e eólica em expansão durante a crise hídrica

Durante a pior crise energética do Brasil em 91 anos, a expansão das fontes de energia solar e eólica se destaca por sua relevância. Ao mesmo tempo, a eficiência operacional das usinas hidrelétricas foi bastante afetada pela queda acentuada das chuvas em todo o país.

Atualmente, só no mês de setembro, houve um registro de apenas 16% do volume total das usinas do Sudeste/Centro-Oeste. Em compensação, no mesmo mês, foi constatado o melhor índice de geração eólica para o setor no país em 2021: 10 MW.

O consumo de energia tende a aumentar nos próximos anos

Para os próximos anos, é previsto um aumento no consumo de energia. E isso se deve ao crescimento da população e do incremento tecnológico, principalmente em se tratando de demanda de veículos elétricos.

Então, a ideia de ampliar as fontes de energia disponíveis no país é fundamental, sendo a energia solar uma alternativa ideal.

Representatividade das fontes de energia solar e eólica em expansão

Hoje, as fontes de energia solar e eólica representam apenas 13,6% da matriz energética brasileira. Enquanto isso, as hidrelétricas produzem 57,1% da energia do país, mas dependem das chuvas para fornecer esse abastecimento.

Em princípio, o Brasil tem uma capacidade total de geração de 180,6 GW. Em termos absolutos, as usinas hidrelétricas têm 103 GW e a eólica 20,1 GW. Depois temos gás natural e biomassa com 16,3 GW e 15,5 GW. Assim, mesmo que a energia hidrelétrica ainda esteja liderando, claramente não é a opção mais sustentável a longo prazo. Com essa capacidade de geração, podemos contar com a expansão da energia solar e eólica a partir de 2022. Vamos falar sobre as expectativas para esse crescimento abaixo.

Postos de trabalho para fontes solar e eólica: dados da ABSOLAR

Segundo dados da ABSOLAR, o setor de energia renovável conseguiu criar mais de 347.000 empregos para fontes solares e eólicas, desde 2012. E, em 2020, apesar da pandemia do novo coronavírus, 86.000 novos empregos relacionados à manufatura. crio. geração e distribuição de energia solar fotovoltaica.

No entanto, em 2021, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 12 GW de capacidade operacional. A marca inclui sistemas de pequena e média escala instalados em telhados, instalações e fachadas, bem como grandes instalações. A tendência é, portanto, de expansão.

Demanda por especialistas no setor

Empregos para energia solar e eólica estão em ascensão. Portanto, essa expansão requer especialistas. Com isso, cada vez mais pessoas procuram cursos na área no SENAI (Service National d’Apprentissage Industriel). Um exemplo de treinamento rápido é a função do eletricista do sistema fotovoltaico, que, com cerca de 160 horas, dura pouco mais de um mês.

Agora que você já sabe o quanto a energia solar está se expandindo , que tal começar a usufruir de seus benefícios? Adquira o seu sistema e comece a usar essa fonte inesgotável, limpa e amiga do meio ambiente agora mesmo!

Transforme sua vida com a energia solar!

Entre em contato agora mesmo com a equipe especializada da Tek Energy.

FONTE: aldo/blog

Deixe um comentário⚡