Sistemas de geração solar distribuída dobram no primeiro semestre no País

Você está visualizando atualmente Sistemas de geração solar distribuída dobram no primeiro semestre no País
  • Tempo de leitura:3 minutos de leitura

De acordo com dados da ABSOLAR, crescimento da energia fotovoltaica é suficiente para abastecer 500 residências por dia no Brasil

O volume de sistemas de geração solar distribuída, aplicados nos telhados e pequenos terrenos no País, praticamente dobrou no País no primeiro semestre deste ano. De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a modalidade saltou de 50 mil conexões no final de 2018 para cerca de 100 mil unidades geradoras até junho deste ano.

Segundo a entidade, o parque de geração solar distribuída atende atualmente cerca de 108 mil unidades consumidoras, que já se beneficiam da fonte fotovoltaica para abastecimento energético. A média de energia injetada na rede elétrica da modalidade é de mais de 1 megawatt por dia, suficiente para abastecer 500 residências diariamente no território nacional.

Desde 2012 para cá, os investimentos acumulados em projetos de geração distribuída solar fotovoltaica já somam mais de R$ 5,2 bilhões no País. Para o presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, Ronaldo Koloszuk, embora a geração distribuída solar fotovoltaica viva um crescimento importante no País, o mercado brasileiro ainda é muito pequeno e se encontra em fase de desenvolvimento. “O Brasil está 15 anos atrasado em comparação com os países desenvolvidos na área da energia solar fotovoltaica. E o uso da tecnologia representa menos de 0,13% do total de unidades consumidoras de energia elétrica no País, que compõem hoje mais de 84 milhões de conexões com as distribuidoras”, comenta.

Segundo o CEO da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, a nova realidade social e econômica aponta, no entanto, para o uso permanente de energia a partir de fontes renováveis. “Segundo dados oficiais da própria Empresa de Pesquisa Energética (EPE), se apenas os telhados brasileiros fossem aproveitados com a tecnologia solar fotovoltaica, a geração de eletricidade seria suficiente para abastecer em mais de duas vezes toda a demanda das residências no País”, conclui.

Transforme sua vida com a energia solar!

Entre em contato agora mesmo com a equipe especializada da Tek Energy.

Fonte: ABSOLAR

Deixe um comentário⚡