O Brasil é um país de território tropical e com muita radiação solar, sendo assim, propício para gerar energia solar! Implantar o uso de energias sustentáveis no meio rural se tornou uma forma de economia de gastos e também menos prejudicial ao meio ambiente. O fornecimento de energia renovável através de painéis solares em áreas rurais, que costumam ser distantes e remotas, está crescendo cada vez mais e se tornando uma solução inteligente para diversos agricultores.
Em 2017, a energia solar cresceu nove vezes e neste ano o uso dessa fonte sustentável dobrou! O meio rural chegou a 15,8 megawatts de uso operacional de energia solar fotovoltaica. Este crescimento se dá por alguns fatores como: a facilitação ao acesso e compra de sistemas de energia solar fotovoltaicos e também aos preços que atualmente estão mais acessíveis para os consumidores. A energia solar agora é uma aliada importante para os produtores rurais economizarem nos custos de produção.
Por exemplo, um produtor de leite passou a refrigerar o produto utilizando a energia solar. O financiamento que tornou isso possível foi concedido pelo Programa Nacional de Fortalecimento de Agricultura Familiar – PRONAF, que tem juros variados entre 2,5% a 5,5% ao ano. Programas de financiamento existem para facilitar a aquisição dos equipamentos necessários para uso da energia solar. Outra possibilidade, é o Programa Fundo Clima que oferta linhas de financiamento, através do banco, para pessoas físicas e jurídicas que desejam instalar sistemas de energia solar. O valor pode chegar a R$ 30 milhões a cada 12 meses por beneficiário.
Algumas propriedades rurais espalhadas pelo Brasil já se beneficiam com a energia solar fotovoltaica. Adotar medidas mais sustentáveis e econômicas faz toda diferença no produto e no bolso do empreendedor rural. A energia solar pode atender toda a demanda de energia de uma residência ou propriedade rural, seja em iluminação, aparelhos eletroeletrônicos, motores, ordenha ou bombeamento.
Ter um sistema de energia solar seja na zona rural ou urbana, também valoriza o imóvel! A significativa valorização de mercado imobiliário pode chegar a 10% segundo pesquisas. A propriedade que possui sistema de energia solar, tem uma importante fonte de economia que elimina a pesada conta de luz.
Um sistema de energia solar fotovoltaica pode ser instalado facilmente em solo ou telhados, além disso, os custos de manutenção são baixos e a limpeza do painel solar é feita apenas de duas a três vezes por ano. Os equipamentos tem garantia de até 25 anos de geração e isso torna o investimento seguro e proveitoso.
Fonte: Portal Solar