A Itaipu inaugurou o Centro de Inovação em Mobilidade Elétrica Sustentável (CI-MES). A inauguração do novo espaço aconteceu no dia 22/11.
O Centro de Inovação em Mobilidade Elétrica Sustentável (CI-MES) funcionará em um novo prédio construído próximo ao Galpão 5, onde Itaipu já desenvolvia o Programa Veículo Elétrico.
Espaço
O centro vai melhorar a infraestrutura dedicada às iniciativas desenvolvidas pela Itaipu no campo da mobilidade elétrica sustentável, especialmente no âmbito do Programa Veículo Elétrico.
A inauguração do novo espaço atende às diretrizes institucionais de contribuir para o desenvolvimento e a sustentabilidade do Brasil e do Paraguai. No espaço estará exposta parte da frota de veículos elétricos, de avião a ônibus.
O Programa Veículo Elétrico (VE) começou em Itaipu em 2006. Nesses 11 anos, já registrou vários avanços. Dentro das dependências da empresa foram montados 140 veículos em parceria com a Renault, Fiat e outros parceiros.
Parte foi entregue em regime de comodato para entidades como Copel, Eletrobras, Exército, ONU Mulher, Universidade Federal de Santa Catarina e Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop).
Frota de 100 veículos
Veículos com zero emissão: em Itaipu, frota supera uma centena de automóveis.
Na sua própria frota, Itaipu mantém 100 veículos elétricos, que vão desde carros de passeio, miniônibus, até um avião elétrico. Ainda neste ano, a binacional deve receber mais 20 unidades do Zoe – 2ª geração, com bateria Z.E. 40. Esse novo modelo tem o dobro de autonomia, podendo rodar 400 km sem recarga de bateria.
A Itaipu é uma das empresas pioneiras em difundir e investir a tecnologia do veículo elétrico. Inclusive, incentivando a criação de uma cadeia de fornecedores de componentes. Somente a utilização dos elétricos na usina evitou a emissão de 87 toneladas de CO2 nos últimos dez anos, o equivalente ao plantio de 498 árvores.
Curiosidades
O Twizy, um dos veículos da frota de Itaipu, foi lançado em 2012 e está presente em 35 países. O modelo ocupa o espaço de um automóvel de duas rodas, mas com a segurança de um carro, além de ser equipado com todas as tecnologias necessárias para veículos de passeio, como cinto de segurança e airbag. A autonomia é de 100 km. Com apenas 450 kg, o Twizy é pelo menos duas vezes mais leve que um carro convencional. Ele tem 2,34 m de comprimento e 1,23 m de largura. Já o Zoe, outro integrante da frota de VEs da binacional, é o mais vendido entre os veículos de passeio elétricos no Velho Continente, com cerca de 22 mil unidades comercializadas em 2016. A segunda geração terá bateria com o dobro de autonomia.
FONTE: Ambiente Energia