A agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou nesta terça-feira (17) reajuste médio de 24,37% na tarifa da EDP Bandeirante a partir da próxima segunda-feira (23). A companhia atende 19 cidades do Vale do Paraíba.
Para os consumidores residenciais, a alta média será de 22,59%; já para a indústria, a elevação média será de 27,31%. (veja tabela abaixo) Ao todo, cerca de 700 mil clientes na região serão atingidos pelo reajuste na conta de luz.
Os municípios atendidos pela EDP são Aparecida, Caçapava, Cachoeira Paulista, Canas, Caraguatatuba, Cruzeiro, Guaratinguetá, Jacareí, Jambeiro, Lorena, Monteiro Lobato, Pindamonhangaba, Potim, Roseira, Santa Branca, São José dos Campos, São Sebastião, Taubaté e Tremembé.
O aumento ficou bem acima da inflação nos últimos 12 meses, de 2,53%. A justificativa para a elevação na tarifa é o custo para produção de energia e os encargos impostos às concessionárias. Outras operadoras de todo país também receberam autorização para corrigir a tarifa.
Impacto
De acordo com o economista Guaraci Lima, além do aumento na conta de luz, o consumidor deve preparar o bolso para o efeito cascata que o reajuste deve provocar.
“O aumento na conta de luz afeta o processo produtivo de empresas e na prestação de serviços. Naturalmente esse aumento na conta das empresas é transferido para o consumidor”, afirmou.
Ele explicou ainda que são três as áreas que, quando reajustadas, têm efeito cascata nos preços em geral – aumento no preço do combustível, da luz e de impostos.
Fonte:https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/aneel-autoriza-reajuste-medio-de-243-na-tarifa-de-energia-de-19-cidades-do-vale.ghtml